14/07/2014

Escola Bíblica: A verdade sobre autoridade e submissão

8ª Lição
Referência: Nm. 12:1-10

A palavra “autoridade”, do grego, “ecsusia”, literalmente significa autoridade, direito de mandar. É traduzida como: autoridade, poder, jurisdição, autorização, direito, domínio, potestade, império, soberania, força. Aparece cerca de 99 vezes na Bíblia, sendo apenas 6 vezes no Antigo Testamento.

Deus é a fonte de toda autoridade

Deus é o único que tem autoridade e o único que pode concedê-la. Isto significa que a autoridade que há no mundo provém de Deus. Deus tem autoridade direta; o homem, só autoridade delegada. No entanto, só obedecerá à autoridade que Deus delegou aquele que reconhece e se submete à autoridade do próprio Deus (Salmos 103:19 / Rm. 13:1 / Hb 1:3).

O princípio da rebelião

O princípio da rebelião, a insubmissão à autoridade de Deus, se deu com o diabo. (Is 14.12-15 e Ez 28.13-17). Ele era um anjo subordinado a Deus, querubim ungido da guarda. Quis colocar seu trono acima do trono de Deus . Colocou-se acima de sua condição de subordinado. Quis ser semelhante a Deus em autoridade.

Após Deus criar Adão e Eva, Satanás passou a tentá-los para terem a mesma atitude que ele teve com Deus – rebelião (Gn 3.5). Eles desobedeceram a Deus e se submeteram ao diabo (Rm 6.16). Decidiram-se pelo princípio da rebeldia, abandonando o princípio da submissão.

Com este princípio satânico existente no mundo, o homem se opõe à autoridade espiritual, seja ela direta, isto é, ao Senhor, seja ela delegada, isto é, aos homens (2 Pe 2.10,11; Jd 8,9). O homem tornou-se “filho da desobediência” (Ef 2.1-3).

Submissão, um princípio de Deus

Submissão não é mera obediência externa, mas é prestar obediência consciente a uma autoridade delegada. Tanto devemos nos submeter à autoridade direta de Deus, como devemos nos submeter às autoridades delegadas por Ele. Deus poderia agir diretamente nos homens, mas Ele escolheu o princípio de delegar sua autoridade. Na parábola dos lavradores maus (Lc 20.9-19), o Senhor Jesus expõe o princípio da autoridade delegada (Mt 10.40-42).

Alguns princípios de Autoridade 


  • Toda autoridade está debaixo de autoridade. Uns são autoridade, outros vivem debaixo de autoridade.
  • A autoridade representa Deus. Deus coloca confiança e unção em sua autoridade.
  • Deus delega autoridade mesmo a homens limitados e fracos. 
  • Ir contra a autoridade é ir contra o próprio Deus. Os que agirem assim, receberão o juízo de Deus. ¨ Quem teme a Deus teme a autoridade por Ele representada. 


Exemplos de submissão: 


  • A submissão de Davi (1 Sm 24.4-6; 26.6-12) 
  • O exemplo maior: Cristo (Fp 2.5-11). O evangelho do reino nos chama à obediência (1 Pe 1.14). Não há salvação sem obediência ao Senhor Jesus e sua palavra (Rm 10.16; 2 Ts 1.8; 1 Pe 1.22). Paulo ordena para termos o “mesmo sentimento que houve em Cristo Jesus” (Fp 2.5).


Autoridades Delegadas

Deus estabeleceu 3 instituições: A Família (Gn 2.18-25), O Governo (Gn 9.1-17) e a Igreja (At 2).


1. Autoridade no Governo
(Rm 13.1-7; 1 Pe 2.17; Cl 3.23-25)

Os governos são estabelecidos por Deus (At 17.24-28; Dn 4.17,28,32; 2.21). O Senhor Jesus nos deu exemplo de submissão à autoridade do governo (Jo 19.11). Nós, filhos de Deus devemos honrar as autoridades, isto é, reconhecer que elas são representantes de Deus (1 Pe 2.17). É preciso distinguir entre submissão e obediência. A submissão deve ser absoluta; obedecer a ordens é relativo, somente quando estas não são contrárias às ordens do Senhor Jesus (At 5.29; Ex 1.17,21).

  • Quando tratamos deste assunto, qual é nossa atitude diante dos incrédulos e dos irmãos? 
  • Murmuramos contra o governo? 
  • Falamos mal das autoridades? 
  • Apoiamos aqueles que maldizem e zombam dos governantes? 
  • Rimos dos comentários e piadas que fazem deles? 


2. Autoridade no Trabalho
(Ef 6.5-9; Cl 3.22-4.1; 1 Tm 6.1,2; Tt 2.9,10; 1 Pe 2.18-21)

Os patrões são autoridades delegadas por Deus, e devemos obedecer-lhos (1 Pe 2.18-21). A palavra diz que devemos obedecer “como a Cristo” (Ef 6.5). Interessante observar que a palavra de Deus não faz diferença entre trabalho do Senhor e trabalho secular, pois diz que aquele que assim trabalha está “servindo o Senhor” (Cl 3.24).

Uma grande preocupação que a palavra de Deus nos chama é com a atitude do discípulo no seu trabalho. (Ef 6.5-8; Tt 2.1,9,10). A palavra dá a razão para que o discípulo tenha correto procedimento no trabalho: “... para que o nome de Deus e a doutrina não sejam blasfemados” (1 Tm 6.1,2; Tt 2.10). Cada um receberá a recompensa, pelo bem ou mal realizado (Ef 6.8; Cl 3.24,25).


3. Autoridade no Lar
(1 Co 11.3; Ef 5.22-33; 6.1-4; Cl 3.18-21; 2 Tm 3.1,2)

No lar, Deus constituiu o homem autoridade sobre a esposa e os filhos. A razão é o fato de o homem ter sido criado primeiro. Normalmente, nos ensina a ordem divina na criação que tudo o que vem antes se constitui autoridade (1 Co 11.8-12; 1 Tm 2.11-15).

A submissão da mulher não é uma questão de inferioridade, mas de uma disposição que Deus instituiu na família. As mulheres são exortadas a serem submissas aos seus maridos como Sara foi com seu esposo, Abraão (1 Pe 3.1-6). Há uma promessa às esposas que têm maridos incrédulos (1 Pe 3.1). Qual deve ser o procedimento delas? Submissão ao próprio marido! A maior pregação para salvação do marido é a obediência.

Os filhos também devem se submeter ao seu pai. Obedecer ao pai é honrá-lo e honrar significa reconhecer a posição de autoridade divina em que Deus o estabeleceu no lar (EF ¨6 - 2). Deus quer filhos obedientes, não filhos que fazem parte de uma geração rebelde (Rm 1.30; 1 Tm 3.2).


4. Autoridade na Igreja
(Hb 13.7,17; 1 Ts 5.12,13; 1 Tm 5.17)

Deus colocou sua autoridade no corpo de Cristo, que é a igreja. Deus instituiu posições de autoridade: • Os apóstolos, profetas, evangelistas, pastores e doutores (Ef 4.11).

• Os ministérios da igreja local, presbíteros e diáconos (Fp 1.1; 1 Ts 5.12,13; At 20.28).
• A todos aqueles que são cooperadores e obreiros (1 Co 16.15,16).
• Aqueles que nos ensinam, os discipuladores (Mt 28.18,19; Gl 6.6; Hb 5.12).
• Os mais velhos na idade (1 Pe 5.5).

Sempre devemos lembrar que Deus colocou autoridade no corpo de Cristo com o propósito de representá-lo em autoridade e de servir. Quanto maior em autoridade maior em serviço, como nosso Senhor Jesus, que disse que veio não para ser servido, mas para servir e dar sua vida (MT 20.26-28; 2 Co 10.8; 13.10).

Muitos crentes se julgam acima da autoridade, dizendo: “Eu só obedeço a Cristo, o Senhor. Não estou sujeito a nenhum homem!”. É inadmissível declarar obediência a Deus e não às autoridades por Ele delegadas. Obedecer somente quando se concorda não é espírito de submissão. É rebeldia e independência. Importa que obedeçamos de coração e há grande recompensa para os que assim fazem (Jó 36.11,12). Submissão não é motivo para exaltação, mas a obrigação do servo (Lc 17.10).

Nenhum comentário:

Postar um comentário